Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de maio de 2017

A partir de hoje, Canadá facilita entrada de brasileiros.

A partir de hoje, 1° de maio de 2017, começa a valer a norma de entrada no Canadá que facilita o acesso aos brasileiros considerados de baixo risco, isentando-os da necessidade de visto.

*Imagem da internet.
Os assim considerados são os brasileiros que já tiverem visto para os Estados Unidos ou aqueles que tenham obtido um visto de residente temporário do Canadá nos últimos 10 anos.

Com essa medida, o Governo do Canadá espera viabilizar o acesso não só para turistas que forem ao Canadá de visita, mas também aqueles que façam escala no país.

Vale ressaltar que essa facilidade vale apenas aos brasileiros que chegam por via aérea. Os que quiserem entrar no país por via terrestre ou navio, continua sendo necessário o visto normal.

Isso porque, apesar de não ser necessário o visto, é preciso fazer uma Autorização de Viagem Eletrônica (Electronic Travel Authorization - eTA), que pode ser solicitada pela internet e custa US$ 7 (cerca de R$ 22,60), mas que só é acessível a polícia de fronteira canadense nos aeroportos do país.

A eTA deverá ser soliticada no site oficial da embaixada e ficará eletronicamente conectada ao passaporte do viajante, sendo válida por cinco anos ou até que o passaporte expire (o que ocorrer primeiro), e permitirá a permanência no Canadá por até 6 meses (o período é definido pelo oficial de fronteira, na hora que entra).

Brasileiros que não se enquadrem nesses dois critérios precisam, obrigatoriamente, de visto de viajante. Mas, mesmo assim, o Canadá tem o acesso ao visto de trânsito muito mais fácil que o Americano, desde 2015.

Todo o processo - incluindo a entrega do passaporte - pode ser feito sem a presença física do solicitante. Pelo site do Governo do Canadá na internet, é possível solicitar diversos tipos de visto, desde uma simples visita até visto de imigração definitiva (claro que para cada um há procedimento específico). E para entregar o passaporte após feita a solicitação no site, basta  enviá-lo por A.R. pelos Correios e recebê-lo da mesma forma.

Recomendamos o passo a passo publicado em dez/2016, pelo blogueiro Amon Caldas para tirar o visto canadense pela internet.

Para quem quiser emitir a eTA canadense, indicamos o próprio site do Governo do Canadá, que apresenta os procedimentos para obtê-lo na lingua portuguesa.

Com isso, mais uma alternativa de viagem para a Europa, EUA ou a Ásia se abre aos brasileiros, visto que poderemos aproveitar as promoções da Air Canada, inclusive utilizando milhas da Smiles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário seja sobre alguma boa dica, envie para sergiomotacruz@gmail.com que será postada. Grato!