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segunda-feira, 3 de julho de 2017

Você sabia que existem mais alianças aéreas além da Star Alliance, OneWorld e SkyTeam?

Estamos acostumados a ouvir sobre promoções e parcerias das três mais conhecidas alianças aéreas mundiais.

Entretanto, existem outras nem tão conhecidas, mas bastante ativas - principalmente no oriente. É o que podemos checar no artigo do blog "One Mile at a Time", assinada pelo Andrew.

Em uma análise superficial - principalmente das três desconhecidas mais ativas, como o artigo analisa -  elas realmente não se parecem com as suas primas mais conhecidas, pois suas redes tendem a ser regionais e não globais, e não há muitos benefícios que os passageiros notarão (como status de elite recíproco, conexões entre várias parceiras, etc.).

Ainda assim, vale a pena ficar atento a isso, pois mais companhias aéreas não afiliadas (especialmente operadoras de baixo custo) começam a unir forças. 


1) Vanilla Alliance.

Fundada em 2015, a Vanilla Alliance tem cinco membros, todos baseados em ilhas no Oceano Índico: Air Austral, Air Madagascar, Air Mauritius, Air Seychelles e Int'Air Îles (talvez, a mais desconhecida dessa aliança).

A Air Austral talvez seja a mais conhecida, pois se destacou na mídia quando pediu, a alguns anos atrás, dois Airbus A380 com a configuração máxima: 840 passageiros, todos em classe econômica. (A ordem foi cancelada mais tarde.)

De todas, é a menor aliança aérea em termos de passageiros transportados anualmente e destinos atendidos. Foi formada para aumentar o turismo para as ilhas que servem e tem pouca semelhança com as alianças tradicionais de companhias aéreas que conhecemos (além do fato de as companhias aéreas membros oferecerem compartilhamento de códigos).

*Imagem retirada do site skift.com. Direitos reservados.
2)U-FLY

Fundada em janeiro de 2016, U-FLY (que é a tradução feita para o inglês da pronúncia chinesa para "Aliança Premium de viagens" e que ficou um pouco sem sentido na língua bretã) também tem cinco companhias aéreas membros: Lucky Air, Urumqi Air e West Air (todos da China); HK Express (sede em Hong Kong); E a Jet Eastar da Coreia do Sul.

Com a exceção da Eastar, todas as companhias aéreas membros da U-FLY estão afiliadas a uma única empresa na China chamada Grupo HNA. Seus destinos são principalmente na China, no Sudeste Asiático, no Japão e na Coréia.

Seu principal destaque é ser a primeira aliança composta exclusivamente por operadoras de baixo custo (low costs). As Low Costs geralmente estão ausentes das principais alianças e, como sabemos, uma das vantagens das companhias aéreas tradicionais é a sua filiação a alianças aéreas.

O articulador destaca que a maioria dos passageiros das companhias da U-FLY não perceberão que estão voando em uma aliança aérea, visto que indica que nem elas mesmas divulgam isso. Mas as companhias aéreas membros da U-FLY afirmam que estão alinhando horários e rotas para demonstrar o vigor da aliança e que já tem até projeções de pintura das aeronaves (vide imagem). Talvez, o grande empecilho será como alinhar as tarifas entre companhias que vivem de promoções, muitas vezes, relâmpagos.

Parece também que os planos da aliança são em assumir o programa de milhagem Reward-U, da HKExpress, como o programa de fidelidade padrão para todas (nada confirmado ainda). 

3)Value Alliance

Provavelmente a mais significativa das novas alianças é o Value Alliance, fundada em maio de 2016, cujos oito membros também são companhias low-costs pouco conhecidas pelos brasileiros: Cebu Pacific (Filipinas), Jeju Air (Coreia do Sul), NokAir e NokScoot (Tailândia), Scoot e Tigerair (Singapura), Tigerair Austrália e Vanilla Air do Japão (bem que essa poderia estar na Vanilla Alliance! rsrs). 

Como se pode ver, semelhante aos membros da U-FLY, quase todos os membros da Value Alliance estão baseados na Ásia (alguns na Oceania).

Várias dessas companhias aéreas já tem parcerias entre si (similar as que a Gol tem com empresas de diversas alianças): a NokAir e a Scoot possuem o próprio NokScoot. E a TigerAir e Scoot são ambas subsidiárias da Singapore Airlines (mas ao contrário de sua controladora, não fazem parte da Star Alliance).

O site da Value Alliance diz que "os viajantes poderão reservar vôos oferecidos por qualquer parceiro do Value Alliance na tarifa mais competitiva quando visitarem um site de membros". Também diz que a aliança "fornece um quadro para uma maior cooperação entre as companhias aéreas membros, o que Inclui serviços compartilhados, para melhorar a experiência dos seus passageiros como um todo".

Mas, apesar dessa informação, também pouco se vê a divulgação da aliança pelos seus membros. O autor do artigo original informa, inclusive, que viajou de Scoot alguns meses atrás e que não viu nada em qualquer lugar para indicar sua afiliação de Value Alliance.

Destacamos novamente que essas três alianças são todas na Ásia, continente que detém 2/3 da população mundial e, portanto, uma massa de clientes ávidos por passagens. Com essas alianças, quando efetivamente conseguirem alinhar seus membros em uma direção, passarão a ter um poder de oferecer melhores tarifas com uma ampla rede de rotas atendidas.

Para quem pretende viajar pela Ásia, seria bom consultar as empresas citadas nesse artigo, visto que poderão encontrar ótimas tarifas e, quem sabe, até bons programas de milhagens.

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